Um empreendedor que não tem conhecimento da movimentação financeira da sua empresa comete um grande pecado.

Ele corre o risco de que o negócio a acumule dívidas e não tenha meios para investimentos futuros.
É fundamental que seja feito um controle frequente de entradas, saídas e saldo resultante.

Essa análise precisa ser diária ou, no máximo, semanal. Não dá para não acompanhar de perto contas a pagar e a receber e movimentações bancárias.
Perceber sobras ou faltas de caixa tarde demais é um erro que pode colocar a perder toda a saúde financeira da empresa.

Além disso, a gestão de caixa precisa olhar para relatórios de vendas, estoques, prestação de serviços por fornecedores, salários, impostos e tributos.
Nessa avaliação, se o gestor percebe que o resultado da equação de entradas menos saídas for negativo, alguma ação imediata poderá ser tomada, podendo ser:
Lançar promoções para venda de mercadorias paradas, mesmo que a preço de custo;

Tentar negociação com fornecedores para prorrogação de prazos de vencimentos de compras de matéria-prima, sem que isso implique na cobrança de juros;

Entrar em contato com alguns clientes cujo relacionamento seja mais próximo e de confiança para negociar a antecipação de pagamentos ou autorização para depósito de cheques pré-datados usados por eles em aquisições de produtos da empresa;

Recorrer a crédito junto a instituições financeiras, como descontos de cheques pré-datados e de duplicatas ou antecipação de recebíveis do cartão de crédito.
Essas providências são extremas e o ideal é que o empreendedor não precise chegar a esse ponto.

É importante citá-las apenas porque na hora do desespero e da pressão por uma solução imediata, essas possibilidades podem ser um caminho viável. Sempre que essa situação se concretizar, caberá ao empresário se preparar para melhorar sua gestão e evitar que esse tipo de solução alternativa seja necessária.

É bom lembrar que o bom gestor não é aquele que apaga incêndios, mas o que consegue manter a temperatura ideal para que o negócio exista em um ambiente confortável e estável.

Vamos juntos transformando pessoas para transformar empresas!

Postagens Recomendadas