Independentemente do tamanho ou do segmento do seu negócio, dominar as finanças empresariais é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa.

Ter o controle financeiro também significa ter uma equipe capacitada, organizada, pois os dados repassados através dos relatórios é o que sinaliza os gestores a tomar decisões assertivas.

4 dicas essenciais para dominar as finanças da sua empresa:

1) Não misturar as contas pessoais com as contas da empresa: Não pense que essa situação é comum apenas nas pequenas empresas ou nos negócios que estão começando. Um grande erro cometido por alguns empresários, é considerar o capital da sua empresa como um caixa para seus gastos pessoais. Isso não só prejudica o fluxo de caixa, como impacta no resultado financeiro da empresa. Para resolver este impasse é importante definir um pró-labore e fazer a separação das contas da empresa das contas pessoais. Um exemplo de gasto da empresa seria: um almoço com o cliente para definir uma estratégia. Agora se você marcou um almoço em família, esse é um gasto pessoal.

2) Faça um bom planejamento financeiro: Tenha certeza, tendo controle no planejamento você só tem a ganhar, o ganho vai desde a melhoria dos processos de gestão, e, com isso o aumento do lucro da empresa. O controle e a eficiência das operações, é um fator fundamental para um bom planejamento financeiro. Todo dinheiro que entra e que sai da empresa deve ser registrado para que a análise do fluxo de caixa não leve a conclusões equivocadas.

3) Use um software de gestão para te ajudar nas análises: Um software de gestão, simplifica as tarefas como contas a pagar, que é um processo que precisa de planejamento para gerar uma estimativa das obrigações que surgem durante o mês ou período.

4) Acompanhe o fluxo de caixa: O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que serve para evidenciar o fluxo de entradas e saídas de recursos de uma empresa. Apesar do nome, ele é representado não só pelo caixa, mas por todas as contas bancárias, já todas essas contas representam os recursos financeiros da empresa.

Postagens Recomendadas